funções parte 2

Arquivo referente ao vídeo da segunda parte de funções em Python.


Este algoritmo define como tratar somente letras no sistema alfabético, usando definições de funções.


O programa abaixo está demonstrando as seguintes significâncias:
def somente_letras(texto: str) -> str:
Esta linha a cima, está demonstrando como criar uma definição com uso de parâmetros e justificativas, ou seja, a palavra reservada "def" define uma função própria, logo após definimos um nome como refere a linha.
No caso toda função ela logo após o nome definido abre e fecha parênteses e dentro do par, dependendo da proposta, adicionamos ou não parâmetros ou variáveis.
return ''.join(c for c in texto if c.isalpha())
Nesta linha a cima com a palavra reservada, "return" estamos retornando um possível resultado.
Como a proposta do nosso algoritmo, estamos retornando somente possibilidade de digitação de letras "alfabéticas" onde inibimos qualquer possibilidade de digitação de números ou caractéres especiais como pontuações por exemplo.
Na sequência da linha temos algumas peculharidades, abre e fecha apóstrofos, onde estamos sugerindo que tudo que for escrito dentro deste par, será aceito somente o que está sendo proposto, o ".join"
é uma função nativa da linguagem alvo neste momento, ela fixa a ideia que queremos que no caso é usar somente dentro das aspas simples.
dentro dos parênteses da função join, definimos particularidades onde serão respeitadas as regras para este código já mencionadas.
Usamos neste caso um controlador de laço de repetção for e a condição para o mesmo.
print(somente_letras("Olá mundo"))
A cima na linha escrita, possuímos uma saída de informações na tela do nosso prompt de comandos, a função "print()" e a função "somente_letras()" é o que definimos, esta segunda função entre aspas, é o que criamos e não é nativa da linguagem.
dentro do par de parênteses mais interno, passamos o que queremos que seja apresentado na tela, você pode fazer vários testes usando a criatividade, por exemplo usar números, caractéres especiais no formato de pontuação e por fim letras para verificar o que será apresentado.
O código abaixo é completo com uma particularidade especial, na leitura que forem fazer no código abaixo, poderão notar que existe após o "if" a seguinte função nativa
"c.isspace()", esta função é o a mais neste código onde será possível adicionar espaços dentro da saída do resultado na tela.
def somente_letras_espacos(texto: str) -> str:
return ''.join(c for c in texto if c.isalpha() or c.isspace())
print(somente_letras_espacos("Olá mundo"))

Bom proveito!


Escrito por MarcosDV


link do canal do youtube para assistir o vídeo: Clicando aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

print e comentários em Python.

apostila de git

Dicas de uso no git